Análise de "Social House - boyfriend", de Ariana Grande na perspectiva da multimodalidade

 Análise da música de Ariana Grande: Social House - boyfriend

Clique para assistir ao vídeo:


    O vídeo analisado se trata de um hit da cantora norte-americana Ariana Grande. Os traços composicionais evidenciam forte cunho ideológico imbrincados à letra e às ações dos interactantes. Vislumbramos que o propósito comunicativo é fazer uma crítica aos relacionamentos tóxicos. Em diversas passagens do clipe, verificamos que tanto o homem quanto a mulher têm a possibilidade de se envolver com outras pessoas, no entanto, isso é barrado de forma violenta, ora por um, outra por outro.
    Alguns trechos da música traduzida comprovam a hipótese mencionada. Observe:

Namorado (part. Social House)

[Ariana Grande]

Eu sou a porra de um desastre
Eu não quero pedir demais
Mas eu não quero sentir falta do seu toque
E você parece estar pouco se fodendo
Eu não quero deixar você esperando
Mas eu faço o que tenho que fazer
E eu posso não ser a pessoa certa pra você
Mas você não tem permissão para arrumar nenhum amorzinho
Porque eu sei que somos tão complicados
Mas estamos tão apaixonados, é uma loucura
Eu não posso ter o que eu quero, mas você também não!
Você não é meu namorado (namorado)
E eu não sou sua namorada (namorada)
Mas você não quer que eu veja mais ninguém
E eu não quero que você veja ninguém
Mas você não é meu namorado (namorado)
E eu não sou sua namorada (namorada)
Mas você não quer que eu toque em mais ninguém
Meu bem, não precisamos contar pra ninguém
[Mikey]
Mesmo que você não seja minha, eu te juro que nossas brigas
Me fazem honestamente sentir que estamos apaixonados
Porque, meu bem, quando a coisa complica
Então, meu bem, eu viro um desastre também (também)
Eu perco a cabeça quando se trata de você
Eu vou com calma com as que escolho
E eu não quero um sorriso se não vier de você, sim
Eu sei que somos tão complicados
Amar você às vezes me deixa louco
Porque eu não posso ter o que eu quero e você também não!
[Ariana Grande]
Você não é meu namorado (namorado)
E eu não sou sua namorada (namorada)
Mas você não quer que eu veja mais ninguém
E eu não quero que você veja ninguém
Mas você não é meu namorado (namorado)
E eu não sou sua namorada (namorada)
Mas você não quer que eu toque em mais ninguém
Meu bem, não precisamos contar pra ninguém
[Scootie e Ariana Grande]
Eu quero te beijar(sim), não quero sentir sua falta (sim)
Mas eu não posso estar com você porque eu tenho problemas
Sim, sem analisar a situação, parece que é fácil
Sou cuidadoso com as palavras, mas ainda é difícil me entender
O estresse fica alto quando a confiança tá baixa
Energias ruins, pra onde foi a diversão? (Oh)
Tento me abrir e amar mais (amar mais)
Tento me abrir e amar mais
Se você fosse meu namorado
E você fosse minha namorada
Eu provavelmente não veria mais ninguém
Mas eu não posso garantir isso sozinho
[Ariana Grande]
Você não é meu namorado (namorado, você não é meu namorado)
E eu não sou sua namorada (namorada, eu não sou sua namorada)
Mas você não quer que eu veja mais ninguém (ninguém)
E eu não quero que você veja ninguém
Mas você não é meu namorado (namorado, você sabe que não é meu namorado)
E eu não sou sua namorada (namorada, sim, mmm)
Mas você não quer que eu toque em mais ninguém (ninguém)
Meu bem, não precisamos contar pra ninguém (oh, sim)
Você não é meu namorado (namorado)
E eu não sou sua namorada (namorada)
Mas você não quer que eu veja mais ninguém
E eu não quero que você veja ninguém
Mas você não é meu namorado (namorado)
E eu não sou sua namorada (namorada, é)
Mas você não quer que eu toque em mais ninguém (ninguém)
Meu bem, não precisamos contar pra ninguém

Composição: Ariana Grande / Charles Anderson / Edgar Barrera / Michael Foster / Steven Franks / Tommy Brown

MULTIMODALIDADE NA PRÁTICA

    Até aqui verificamos a crítica que está por trás dessa produção audio-visual. No entanto, há de considerarmos que o tema abordado é de suma importância para a sociedade, visto que vivemos numa era de dominação e poder, inclusive em "algumas" relações amorosa[?].
    Levando em consideração a pertinência do tema, pensamos que é necessário difundir o estudo da multimodalidade com alunos. Os alunos que estariam aptos a assistir o clipe de Ariana, são aqueles que já cursam o ensino médio, pois já possuem maior visão de mundo.

    Vejamos a proposta de atividade para guiar o pensamento dos alunos em relação à crítica social explícita no videoclipe.

QUESTÕES NORTEADORAS

1.Quem ou o que você vê nesta imagem?


2.Onde o vídeo foi produzido?

3.Como você interpreta esta imagem?

4.O que a linguagem corporal é mostrada pelas pessoas da imagem?


5-Como é enfatizado no vídeo a ideia principal?

6.Qual o propósito especial do vídeo?

7.Como isso afeta a sua interpretação do vídeo/ das imagens/?

8.Por que o design enfatiza certos elementos e não outros? O que está em foco? É apenas

uma pessoa ou um elemento em foco, ou muitos elementos em foco?


9.Que tipo de comparação de igualdade o autor está mostrando? Explique a metáfora.

10.Que perguntas você faria em relação a essa imagem?

11.Por que o autor do vídeo seleciona esses elementos específicos? O que você não vê?

12.Qual é a relação entre a imagem e a mensagem de texto exibida?

13.Há algo no texto / textos que é deixado para a imaginação do leitor?



    Portanto, a partir das respostas dos alunos, poderemos exercitar o senso de criticidade a partir de imagens. Todos esse trabalho é feito tendo por base na multimodalidade dos textos audio-visuais. 



REFERÊNCIAS:

COSTA.Giselda. Melhorar o pensamento crítico através do texto multimodal. Disponivel em: https://giseldasantoscosta.blogspot.com/2021/03/melhorar-o-pensamento-critico-atraves.html. Acesso em: 18 de junho de 2023


Lim, F.V., & Tan, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. IN Seizov, O. & Wildfeuer, J. (EDS.), New Studies in Multimodality: Conceptual and Methodological Elaborations. London/New York:Bloomsbury, 2017.

https://www.youtube.com/watch?v=9SRxBTtspYM
https://www.letras.mus.br/ariana-grande/boyfriend-feat-social-house/traducao.html




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