Análise da propaganda da marca Nescau: Joga junto - se o canudo não muda, a gente muda o canudo".

Clique para visualizar o vídeo analisado:

https://www.youtube.com/watch?v=BDXKBVyQ8dw 


Joga junto - se o canudo não muda, a gente muda o canudo


    A presente análise se propõe abordar os aspectos multimodais que compõem uma propaganda da marca Nescau, a fim de evidenciar a forte influência do conceito de "mensagem" postulado por Lin-fei & tan (2017). Na foto a seguir, verificamos os sentidos que são atravessados o termo pelo "mensagem".

https://giseldasantoscosta.blogspot.com/2023/06/letramentos-e-praticas-multimodias-20231.html

    Acreditamos que os aspectos composicionais do texto demonstram um aspecto apelativo da linguagem verbo/visual, utilizando poder/razão/emoção. Verifiquemos, agora, prints de partes essenciais para a construção desta tese.

















    
    
    No primeiro momento, observamos o close no rosto do personagem. São exibidas lado a lado as trajetórias de vidas do personagem e do canudo de plástico. O propósito comunicativo, pautado na mensagem, evidencia a passagem do tempo para o personagem, enquanto o canudo permanece intacto, pois o plástico demora em média 200 anos para se decompor na natureza.
        Tendo em vista o exposto, vimos que o tempo passou para "Safira", nome atribuído ao personagem da história. De foto em foto, evidenciou-se a passagem dos anos, tanto que deu tempo o personagem da história mudar de gênero e aderir novos hábitos, como a natação. Em certos momentos do vídeo, observamos que o texto traz as mensagens: "20 anos de vida da Safira", e "20 anos de vida de um canudo plástico". Ratificando a ideia de que o tempo passa para aquele e para este não.
    Pode existir também uma mensagem oculta quanto ao subtítulo da propaganda: "se o canudo não muda, a gente muda o canudo". A frase, que pode ter duplo sentido, mostra a capacidade de mudança que o ser humano é munido, pois já que não mudariam o tipo de material dos canudos, nem deixariam de poluir, a empresa seria capaz de reinventar-se e lançar um novo canudo que não fosse prejudicial a vida na terra.

Referências:
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BDXKBVyQ8dw

Imagem (mensagem): https://giseldasantoscosta.blogspot.com/2023/06/letramentos-e-praticas-multimodias-20231.html






Comentários

Postagens mais visitadas